O
Segundo
Rei
+ famoso
de Santos
A DÉCADA DE 1919 FOI MUITO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DA CIDADE DE SANTOS, NESTE PERÍODO O MUNICÍPIO PASSOU POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES. A BOLSA DE CAFÉ DE SANTOS ERA INSTITUÍDA OFICIALMENTE POR UM DECRETO FEDERAL, POIS O CAFÉ ERA O PRINCIPAL PRODUTO AGRÍCOLA MOVIMENTADO NA CIDADE E NO PAÍS.
EM 1912, COMEÇAVAM A FUNCIONAR OS FAMOSOS CANAIS QUE ATRAVESSAM A CIDADE, O SISTEMA DE SANEAMENTO PROJETADO PELO SANITARISTA SATURNINO DE BRITO. NO MÊS DE ABRIL DESTE MESMO ANO TAMBÉM ERA FUNDADO O SANTOS FC. E FOI NESTE ANO TAMBÉM QUE A CASA REI DO CAFÉ ERA INAUGURADA POR IMIGRANTES PORTUGUESES.
O PORTUGUÊS SEBASTIÃO MENEZES INICIOU UMA PEQUENA LOJA DE TORREFAÇÃO E MOAGEM DE CAFÉ. ATRAVÉS DE UMA CARTA DE CHAMADA ENVIADA PARA PORTUGAL, TROUXE PARA O BRASIL O JOVEM JOAQUIM AUGUSTO ALVES, PAR APRENDER A FAZER A TORREFAÇÃO E A MOAGEM DO CAFÉ DE FORMA ARTESANAL. NA DÉCADA SEGUINTE, JOAQUIM TORNOU-SE SÓCIO PROPRIETÁRIO E NOS ANOS 50 A CASA PASSOU A SER UMA SOCIEDADE ADMINISTRADA PELA FAMÍLIA. A PARTIR DA DÉCADA DE 80, O REI DO CAFÉ PASSOU A SER ADMINISTRADO TAMBÉM PELO FILHO, JOSÉ REINALDO REMA ALVES, NOS DIAS ATUAIS, A TORREFAÇÃO CONTA COM A TERCEIRA
GERAÇÃO DA FAMÍLIA EM SUA
ADMINISTRAÇÃO, MANTENDO
A TRADIÇÃO FAMILIAR,
A QUALIDADE E O SABOR
ÚNICO DO CAFÉ.