top of page

Tecnologias para olericultura serão tema de palestra da Embrapa na Semagro 2022


03/06/22 Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Foto: Rodrigo Berni

Casas de vegetação



O pesquisador Rodrigo Berni apresentará na terça-feira (7/6), às 11h, a palestra “Tecnologias para a olericultura em cultivo protegido”, na XVIII Semana de Agronomia (Semagro) e II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia, que acontece de 6 a 10 de junho, na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A programação contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.


A palestra abordará as técnicas e tecnologias avaliadas e desenvolvidas na Embrapa Amazônia Ocidental no cultivo protegido de hortaliças. O cultivo protegido é o uso de casas de vegetação, cobertas com filme plástico como proteção das plantas a uma condição climática adversa em ambiente aberto. No Amazonas, devido às altas precipitações, o efeito desejado é a proteção contra chuvas intensas, denominado de "efeito guarda-chuva".


Rodrigo explanará sobre as estruturas de cultivo de diversos materiais utilizadas na região e apresentará a alternativa para a fixação do filme plástico com o uso de grampos de tubo de PVC, com materiais acessíveis e na linha do "Faça você mesmo" ou o mais universalmente "DIY - Do it yourself". Mostrará as alternativas de áreas de atuação do agrônomo, desde a definição, formulação, condução e monitoramento de solução nutritiva em sistemas hidropônicos de cultivo; projetos de irrigação para cultivo protegido e, irrigação sob o monitoramento de controladores automatizados e com sensores Irrigas® - tecnologia da Embrapa para controle da irrigação.


Segundo o pesquisador, a fixação do plástico com grampos de tubo de PVC tem custo similar ao uso do ripão de madeira, porém é um processo que pode ser realizado por apenas duas pessoas experientes em montagem de casa de vegetação; ao contrário do uso do ripão, que requer no mínimo quatro pessoas.


Com o uso do grampo de PVC, a cobertura plástica pode ser removida facilmente para troca ou manutenção. A retirada da cobertura plástica também permite o aproveitamento das chuvas como alternativa mais econômica para o plantio, para a adubação verde, lixiviação do excesso de nutrientes, utilização de plantas extratoras e de cobertura para plantio direto etc.


Para mais informações sobre a tecnologia acesse o Comunicado Técnico 119 “Fixação de Filme Plástico com Tubos de PVC em Cultivo Protegido", produzido pelos pesquisadores da Embrapa, Rodrigo Fascin Berni e Francisco Célio Maia Chaves.





Maria José Tupinambá (114 DRT-AM) Embrapa Amazônia Ocidental Contatos para a imprensa maria.tupinamba@embrapa.br Telefone: (92) 3303-7898

 
 
 

Comments


bottom of page