top of page

Blog Karin Matheus

Moda sustentável: o que é e como saber se uma marca é realmente eco-friendly

Atualizado: 1 de mar. de 2022

Você sabe o que é moda sustentável? E aquela grife que você tanto gosta, será que ela é mesmo eco-friendly como diz?

Se você é uma pessoa antenada, certamente já deve ter ouvido falar no termo. Afinal, mais do que nunca marcas, estilistas e a indústria em geral se preocupam com o impacto sócio-ambiental causados por suas peças.

A label italiana Dolce & Gabbana é mais um exemplo disso. A maison anunciou recentemente que, a partir de 2022 não usará mais pele de animal em suas coleções. A novidade, é claro, impactou positivamente o mundo da moda.

Contudo, a D&G não é a primeira e certamente não será a última a tomar tais medidas. Isso porque a tendência é que cada vez mais produtores e consumidores se conscientizem da necessidade de processos de produção que impactem menos o meio ambiente.

Mas, afinal de contas, o que é a moda sustentável? Como posso identificar se uma marca é realmente ecológica?

No artigo de hoje esclareceremos essas e outras dúvidas.

Confira!


O que é moda sustentável

A moda sustentável é uma moda que se compromete em causar o mínimo de impacto ambiental e social em sua produção desde o processo de confecção da peça até o descarte final. 

Sendo assim, suas principais características são:

  1. Reciclagem 

  2. Reaproveitamento de materiais

  3. Utilização de tecidos que não agridem o meio ambiente

  4. Peças atemporais e de qualidade

  5. Slow Fashion 

  6. Valoriza a produção local

  7. Não usa produtos de origem animal

Como saber se uma marca é sustentável

Em um mundo que respeitar o meio ambiente é visto como o politicamente correto, muitas marcas e grifes alegam ser eco-friendly e afirmam apoiar causas ambientais.

Contudo, nem sempre uma empresa que se auto-intitula sustentável é de verdade, na prática. Assim, como consumidores conscientes é fundamental nos atentarmos às atitudes dessas marcas.

Veja então dicas para verificar se aquela grife que você tanto gosta é realmente consciente.


1. Reciclagem

Uma das principais características de uma marca sustentável é o uso de materiais reciclados e recicláveis em suas peças e coleções.

Essa medida, sem dúvida, é uma das mais importantes, pois diminui a produção de lixo orgânico que tanto prejudica o meio ambiente. 

Moda Sustentável: O Que É E Como Saber Se Uma Marca É Realmente Eco-Friendly

2. Reaproveitamento de peças

Além da reciclagem, marcas sustentáveis raramente descartam peças de coleções anteriores.

Inclusive, isso é uma das principais características do fast fashion, sistema de produção em massa que, entre outras coisas, transforma em lixo roupas que não foram vendidas.

Assim, as empresas eco-friendly reutilizam peças através de técnicas como o upcycling, por exemplo. 

O Upcycling nada mais é do que uma técnica que consiste em reaproveitar materiais já existentes e, que seriam descartados e transformados em lixo, em uma peça nova.

Imagine, por exemplo, uma calça jeans transformada em um shorts, ou um vestido cortado ao meio que virou uma saia e uma blusa.

 Assim, você criou uma peça totalmente nova e exclusiva com algumas partes ou tecidos de outra roupa completamente diferente.

  1. Saiba mais no artigo Upcycling na moda: O que é e como você pode aderir à tendência no seu dia a dia!

3. Utilização de tecidos que não agridem o meio ambiente

Alguns tecidos como o poliéster, por exemplo, são extremamente danosos ao meio ambiente. Isso porque ele é fabricado a partir do petróleo, substância extremamente prejudicial ao planeta.

Sendo assim, os tecidos sustentáveis são aqueles feitos a partir de matérias que não agridem à natureza. Além disso, para ser eco-friendly, o tecido também precisa ser reciclável.

Alguns exemplos de tecidos sustentáveis são: algodão orgânico, linho, lenpur, etc.


4. Peças atemporais e com qualidade

Quando uma marca apresenta peças atemporais e com material de qualidade em suas coleções, elas contribuem para a diminuição de descartes e produção de lixo.

Isso porque peças clássicas nunca saem de moda e assim dificilmente alguém irá “jogá-las fora” simplesmente porque não são mais tendência.

Além disso, roupas e sapatos com boa qualidade tendem a durar mais, o que também evita o desperdício e o consumo exacerbado.

  1. Leia também 9 peças curingas do guarda-roupa feminino que você precisa ter e saiba Como montar um guarda-roupa inteligente: o segredo do armário estiloso e sustentável!

5. Slow Fashion 

Simplificando, slow fashion nada mais é do que o oposto da fast fashion. Assim, ela é um conceito que engloba uma conscientização e abordagem da moda que considera os processos e recursos necessários para fazer roupas, sapato, etc. 

Mais do que um modo de produção, o slow fashion ou moda lenta vai na contramão do consumismo e propõe que tanto marcas quanto compradores diminuam a produção exagerada e o consumo desenfreado.

  1. Saiba mais em Slow fashion: o que é e como ele pode salvar o planeta e descubra O que é fast fashion e porque ele é tão prejudicial.

Moda Sustentável: O Que É E Como Saber Se Uma Marca É Realmente Eco-Friendly

Algumas características de uma marca slow fashion

  1. Uso de materiais sustentáveis ​​de alta qualidade, como o linho

  2. As roupas são mais atemporais do que modernas

  3. Muitas vezes vendido em lojas menores (locais) em vez de grandes empresas de cadeia

  4. Vestuário de origem local, produzido e vendido

  5. Poucos estilos específicos por coleção, que são lançados duas vezes ou no máximo três vezes por ano, ou uma coleção permanente sem temporada

  6. Muitas vezes feito sob encomenda para reduzir a produção desnecessária

6. Valoriza a produção local

Marcas sustentáveis valorizam artesãos e costureiros, pagando-lhes o preço justo pelo trabalho realizado. 

Neste aspecto, ela também se difere do fast fashion, conhecido por usar mão de obra escrava em fábricas da Ásia, África e outros países.


7. Não usa produtos de origem animal

Por fim, uma marca engajada com causas ambientais também se preocupa com o bem-estar dos bichinhos.

Ou seja, elas não usam peças de origem animal em suas produções como o couro, peles, etc.

Moda sustentável: conclusão

Em suma, a moda sustentável é uma alternativa para que marcas, lojas e estilistas contribuam para diminuir o impacto da indústria no meio ambiente.

Assim, a diminuição da produção de lixo, adoção do slow fashion e uso de materiais veganos e recicláveis são atitudes fundamentais para salva o planeta.

Por fim, saiba também tudo sobre Sustentabilidade na moda e veja quais são as 6 atitudes que você pode tomar para ajudar o planeta !!

Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!


Comments


bottom of page