Moda dopamina: o que é e como usar a tendência do momento!
- Site Relâmpago
- 15 de out. de 2021
- 4 min de leitura
Deixe sua Avaliação
Você já ouviu falar na “moda dopamina”? A dopamin dressing é uma tendência que tomou conta das passarelas nas últimas semanas de moda internacionais e promete ser a grande trend na moda pós pandemia.
Com a vacinação avançando e a retomada gradual das atividades, o otimismo e a alegria vão vir representadas em roupas e acessórios coloridos e cheios de brilho.
Conforme a McKinsey, mais de 50% dos consumidores querem compensar os anos de isolamento se divertindo, ostentando e é claro, consumindo muito.
Afinal, a moda também é comportamento e costuma refletir os valores, a cultura e também os anseios da sociedade. Durante o isolamento, roupas confortáveis refletiam a necessidade de estarmos a vontade para o home office.
Sendo assim, a moda dopamina nada mais é do que o reflexo de uma sociedade pós pandêmica, que depois de sofrer com o isolamento social tem apenas um desejo em mente; aproveitar a vida e ser feliz.
O que é moda dopamina
Antes de saber o que é a moda dopamina, cabe lembrar que a dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade.
Assim, a moda dopamina é o conjunto de roupas, sapatos e acessórios que ajudam a melhorar o nosso humor, nos deixando mais alegres e felizes.
Desse modo, ela é formada por roupas e acessórios coloridos, tons neon, brilho, estampas etc.
Veja também: tendências verão 2022: 10 propostas que vão bombar na estação!
Como usar a moda dopamina
1. Looks monocromáticos
Uma das formas mais fáceis e simples de usar a moda dopamina é apostando nos looks monocromáticos.
Mono” significa “um” e cromático significa “cores”, ou seja, looks monocromáticos são aqueles onde predominam uma só cor.
Neste caso, você irá compor looks inteiros com apenas uma cor vibrante que poderá ser pink, laranja, amarelo etc.
Além de deixar o seu visual mais alegre e melhorar o seu humor, os looks monocromáticos são ótimos para alongar a silhueta e dão a impressão que você é mais alta e magra.
Tudo de bom não é ?
Leia também: 15 Truques para alongar a silhueta e parecer mais alta sem salto alto!

2. Color blocking
Color blocking significa bloco de cor em inglês e ao contrário dos looks monocromáticos eles são compostos por uma mistura de cores.
Sendo assim, ao invés de você usar uma roupa toda vermelha, por exemplo, você irá usar também uma outra cor, igualmente vibrante.
No color blocking as possibilidades de combinações são inúmeras, no entanto é necessário cuidado. Desse modo, para não errar, o ideal é que você consulte o círculo cromático para saber quais são as cores que combinam entre si.
Assim, no círculo cromático você irá encontrar cores análogas, que são aquelas que ficam localizadas lado a lado e possuem semelhanças no tom, nuance e contrastes.
Já as complementares, ocupam um lugar oposto do círculo cromático, não obtendo semelhança entre as cores ou tons, mas que, como o nome aponta, se complementam.
Assim, você pode combinar vermelho e verde, azul e amarelo, rosa e verde, laranja e amarelo, rosa e roxo e por aí vai.
3. Ponto de cor
Se você não deseja se jogar de cabeça nas roupas super coloridas e prefere continuar usando roupas neutras e mais discretas, uma forma mais leve de aderir à moda dopamina é adicionar pontos de cor no seu look.
Afinal, as cores vibrantes e em tons neon vão invadir não apenas as roupas, mas também os acessórios, sapatos e bolsas.
Sendo assim, você pode apostar em algum acessório que tenha a sua cor favorita e usá-lo como um ponto colorido em um look neutro e sóbrio.
4. Mix de estampas
Existem várias formas de você usar estampas no seu dia a dia. Contudo, uma forma criativa, alegre e fashionista de usar roupas estampadas é misturando padronagens diferentes.
Assim, existem várias formas de você compor looks interessantes com esta proposta. Mas, para não errar vale a pena seguir algumas regrinhas como:
Use cores iguais ou harmônicas para fazer a combinação
Prefira estampas sóbrias e neutras
Use a mesma estampa em tamanho ou cores diferentes
Em suma, algumas combinações que não tem erro são:
poá com listras,
onça com poá ou listras,
onça e floral
Listras e xadrez
poá e floral
listras e floral
Leia também: estampa de onça: como usar e combinar este clássico!
5. Brilho
Outra tendência da moda dopamina que também deve bombar é o brilho. Assim, prepare-se para noites, festas e baladas cheias de glitter, paetês etc.
Contudo, não pense que você irá brilhar apenas nos eventos e ocasiões noturnas. Afinal, você também poderá usar todo o glam das roupas brilhantes de dia.
Desse modo, o grande segredo para você usar brilho em eventos diurnos é apostar em peças cujo brilho apareça nos detalhes.
Outra dica para usar brilho de dia é misturar uma peça brilhosa com outra bem simples e casual. Ou seja, você pode usar uma saia ou calça com paetês com uma t-shirt básica, ou uma calça jeans com uma camisa cheia de glitter.
Essa é uma ótima forma de criar um hi-lo poderoso e de levar aquela peça que você costumava usar só em ocasiões especiais para o seu dia a dia.
Leia também: como usar brilho de dia: 8 truques para usar brilho de dia e em qualquer ocasião!
Moda dopamina; conclusão
Seja com roupas coloridas, brilho ou mix de estampas, a moda dopamina veio para ficar e, na verdade a única regra desta tendência é ser feliz.
Por isso, Dopamine-se !!
Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!
Comments